Projecto

Início / Projecto

 

 

Halius

Descrição do projeto

As comunidades microbianas associadas as plantas (FITOMICROBIOMAS) são decisivas na adaptação dos hospedeiros ao stresse. Através de enzimas e fito-hormonas, mobilização de nutrientes, remoção de poluentes tóxicos, atenuação das respostas de stresse, estímulo das defesas imunitárias ou efeito de biocontrole, BACTÉRIAS PROMOTORAS DO CRESCIMENTO DE PLANTAS (plant-growth promoting bacteria, PGPB), bem representadas nos fitomicrobiomas, melhoram o crescimento e condição fisiológica dos hospedeiros.

A ENGENHARIA DE MICROBIOMAS – manipulação direcionada do microbioma – representa uma poderosa ferramenta biotecnológica para a sustentabilidade da agricultura, ameaçada pelos riscos decorrentes das alterações climáticas (e.g. seca, aridez, salinização do solo).

O MICROBIOMA DE HALÓFITAS tem sido estudado como modelo das interações subjacentes à contribuição de PGPB para a tolerância ao sal e PGPB halotolerantes isoladas de halófitas têm sido testadas com sucesso para atenuar o stresse salino dos seus hospedeiros naturais e de plantas de interesse agrícola.

O OLIVAL (Olea europaea) é uma cultura milenar nas regiões Mediterrâneo. A elevada tolerância à aridez e seca, tornam o cultivo tradicional compatível com o regime de baixa precipitação destas regiões. No entanto, a produção intensiva em olivais de alta densidade requer irrigação artificial. A precipitação escassa pode não assegurar lixiviação do excesso de iões introduzidos na água de irrigação, aumentando o risco de SALINIZAÇÃO DO SOLO em torno das raízes [3]. O. europaea é também relativamente tolerante à salinidade. No entanto, o stresse salino afeta negativamente a fotossíntese, o crescimento e a produtividade e pode também aumentar a suscetibilidade a DOENÇAS

O OBJETIVO desta proposta é demonstrar que a engenharia da rizosfera de uma cultura economicamente relevante (Olea europaea) com PGPB halotolerantes, pode contribuir efetivamente para aumentar a tolerância a stresse abiótico (salinidade) e biótico (infeção).

 

República Portuguesa
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro
CESAM